O DNA

O DNA é uma molécula orgânica constituída pelo ácido desoxirribonucleico (desoxirribonucleic acid), sendo responsável pela herança de características dos pais para os filhos. A descoberta do DNA se dá aos cientistas James Watson e Francis Crick.

Estruturalmente o DNA apresenta dois longos filamentos separados a uma mesma distância que se enrolam sobre si. Por isso, costuma-se dizer que o DNA é uma dupla-hélice. Cada molécula de DNA é constituída por unidades estruturais denominadas nucleotídios, ligados em sequência. O que une os dois filamentos a uma mesma distância são as pontes de hidrogênio (uma ligação hidrogênio-hidrogênio [H-H]) entre as bases nitrogenadas. Essas ligações ocorrem sempre entre pares de quatro moléculas específicas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). A molécula adenina só forma pontes de hidrogênio (no caso duas) com a molécula timina, e a guanina só forma pontes de hidrogênio (no caso três) com a citosina. Essas quatro moléculas são chamadas na genética de bases nitrogenadas pois apresentam nitrogênio (N) em sua molécula.

Bases nitrogenadas. Fonte: "Fundamentos da Biologia Moderna", por Amabis e Martho.
A estrutura de dupla-hélice do DNA. Fonte: "Fundamentos da Biologia Moderna", por Amabis e Martho.

Devido a esse tipo peculiar de associação de bases, as duas cadeias (ou fitas) de uma molécula de DNA são sempre complementares: um nucleotídio com adenina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotídio com a timina na outra cadeia, e vice-versa.

As pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Fonte: "Fundamentos da Biologia Moderna", por Amabis e Martho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s