Dinâmica das Populações e das Comunidades Biológicas – Parte 1

As comunidades de seres vivos são constituídas por populações de diferentes espécies, que se relacionam de diversas maneiras. Algumas espécies se alimentam de outras; algumas competem entre si; há também aqueles que vivem harmoniosamente. A dinâmica populacional é dependente dessas relações entre os seres vivos e eles mesmos, e também entre os seres vivos e o meio.

1. Características das Populações

População biológica é um grupo de indivíduos de mesma espécie que convivem em determinada área geográfica. Cada uma tem seu próprio nicho ecológico, isto é, seu conjunto de relações e atividades próprias com o meio, única a ela.

1.1 Densidade Populacional

Cada população tem uma densidade populacional própria, que é dada pelo número de indivíduos dividido pela área ou pelo volume.

1.2 Taxa de Crescimento Populacional

A taxa de crescimento populacional nos permite avaliar se uma determinada população está em crescimento, estável ou em declínio, e pode ser definida pela variação do número de indivíduos da população em determinado intervalo de tempo.

1.2.1 Taxa de Crescimento Populacional Absoluto (TCA)

Quando não se leva em consideração o tamanho inicial da população, mas apenas a variação, fala-se em taxa de crescimento populacional absoluto. A expressão matemática é dada por:

TCA = (Nf – Ni)/t;

  • TCA = Taxa de crescimento populacional absoluto;
  • Nf = número de indivíduos no final do período considerado;
  • N= número de indivíduos no início do período considerado;
  • t = duração do período considerado.

1.2.2 Taxa de Crescimento Populacional Relativo (TCR)

A TCR é definida como a variação do número de indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial, e é obtida da seguinte maneira:

TCR = (Nf – Ni)/Nit

  • TCR = Taxa de crescimento populacional relativo;
  • Nf = número de indivíduos no final do período considerado;
  • N= número de indivíduos no início do período considerado;
  • t = duração do período considerado.

1.3 Fatores que Influenciam no Crescimento Populacional

Há quatro fatores que influenciam no crescimento de uma determinada população: a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade, a imigração e a emigração.

1.4 Curvas de Crescimento Populacional

É possível representar o crescimento de uma população graficamente, cujo eixo das ordenadas é o tempo, e o eixo das abscissas o número de indivíduos. Uma única bactéria que se reproduzisse a cada 20 minutos levaria apenas 36 horas para produzir descendência suficiente para cobrir toda a superfície da Terra, se a mortalidade fosse zero. Essa capacidade teórica de crescer apresentada pelas populações biológicas é chamada potencial biótico.

Fonte: Amabis e Martho. "Fundamentos da Biologia Moderna", 4ª edição, p. 49.

No entanto, na realidade o crescimento de  uma população não é assim, há diversos fatores que a impedem de crescer, como: a taxa de natalidade e mortalidade, que podem ser decorrentes do clima, da disponibilidade de alimento no meio; o nicho ecológico da determinada espécie; espaço; etc. A esse conjunto de fatores que limitam o crescimento de uma população dá-se o nome de resistência do meio. A resistência do meio cresce proporcionalmente ao aumento da densidade populacional, até atingir um ponto em que as taxas de natalidade e de mortalidade se tornam equivalentes e o número de indivíduos da população permanece praticamente constante ao longo do tempo.

Assim, a curva de crescimento real de uma população resulta da interação entre seu potencial biótico e a resistência imposta pelo meio.

Fonte: Amabis e Martho. "Fundamentos da Biologia Moderna", 4ª edição, p. 49. 

Fonte: Amabis e Martho. “Fundamentos da Biologia Moderna”, 4ª edição.


4 comentários

  1. Francisco Braga · dezembro 27, 2012

    A linguagem é simples e direta e os gráficos são de ótima qualiidade.

  2. verônica vervloet · agosto 27, 2014

    gostei me ajudou a fazer minha atividade

  3. Cathi Stolpe · abril 28, 2018

    I must say you have done a amazing job with this. In addition, the blog loads extremely fast for me on Opera Excellent Blog!

Deixe um comentário